Artigo de Revisão - Retinose Pigmentar e Acupuntura
A acupuntura pode melhorar as atividades e a velocidade das células bastonetes e cones da retina, melhorar as redes neurais e a atividade biológica das células da retina e melhorar a circulação interna.
Acupuntura para tratamento de RP - Retinose Pigmentar
Fonte: https://www.hindawi.com/journals/joph/2015/421269/
A acupuntura tem sido aplicada como uma técnica médica terapêutica na China desde pelo menos 2.000 anos atrás, quando facas de pedra e outros instrumentos afiados eram usados. O termo em si é derivado do latim “acus” que significa agulhas e “punctura” que significa punção.
Nesta forma de tratamento, algumas doenças do corpo podem ser tratadas puncionando os pontos na superfície do corpo para regular os canais, os órgãos Zang-Fu e a circulação do Qi e do sangue. O tratamento de acupuntura em casos de RP geralmente leva os pontos de acupuntura como B1 (Jing Ming), EX-HN7 (Qiu Hou), VB20 (Feng Chi), B18 (Gan Shu), B20 (Pi Shu), E36 (Zu San Li), e SP6 (San Yin Jiao). O terapeuta seleciona 1-2 pontos locais juntamente com dois pontos de acupuntura distais de cada vez.
Os pontos devem ser feitos com o método de reforço de agulha, que é pensado para revigorar o Qi saudável do corpo e fortalecer a função fisiológica enfraquecida. A agulha filiforme deve ser mantida por 20 a 30 minutos no local de inserção. Para pacientes com deficiência crônica de Yang, deve-se aplicar a moxabustão nos pontos distais ou usar ambos agulhamento com moxa. A moxabustão é uma terapia na qual a moxa queimada é usada para produzir uma estimulação térmica no corpo humano. Afeta a função dos meridianos e aponta para tratar ou prevenir doenças.
A acupuntura pode melhorar as atividades e a velocidade das células bastonetes e cones da retina, melhorar as redes neurais e a atividade biológica das células da retina e melhorar a circulação interna, as atividades metabólicas dos complexos epitélio-fotorreceptores da retina e os danos à função visual . Ma et ai. [ 26 ] utilizaram terapia dialética de acupuntura em 15 casos de RP e observaram acuidade visual, campo visual, ERG e outros indicadores. O estudo clínico mostrou que, após o tratamento, a acuidade visual, a distribuição do campo visual e a onda ERG-b melhoraram. A taxa efetiva total foi de 86,7% e as diferenças foram estatisticamente significativas.
No entanto, um problema da terapia de acupuntura é que não há um padrão e parâmetros uniformes na seleção de pontos de acupuntura, técnicas de agulhamento, profundidade e ângulo de perfuração, tempo de retenção da agulha e métodos de estimulação.
Fonte: https://www.hindawi.com/journals/joph/2015/421269/